Escolhendo o melhor artesanato para vender na internet
Por que vender produtos artesanais na internet?
Toda artesã sabe que vender produtos artesanais pode não ser uma tarefa muito fácil, principalmente se você não tem uma loja para vender ou não vive exclusivamente disso.
De alguns anos para cá, com a popularização da internet e smartphones, houve um grande crescimento do comércio online.
Impulsionados ainda mais pelo isolamento social, as vendas pela internet nunca estiveramtão fortes!O comercio online se tornou a nova realidade para quem depende das vendas e encomendas para viver.
Vivemos agora omelhor momentopara quem produz artesanalmente!
Mas, por onde começar? Qual melhor artesanato para vender na internet?
O primeiro ponto importante para o artesão que deseja vender na internet, é definir bem seus produtos. Definir quais opções de produtos você pretende produzir para vender na internet.
Se você já domina alguma técnica artesanal, fica mais fácil escolher o mix de produtos que você vai produzir.
Caso você ainda não produza nenhum tipo de artesanato e pretende iniciar nessa área, o indicado é começar descobrindo qual técnica te cativa mais. Para isso é interessante fazer uma pesquisa sobre as técnicas artesanais disponíveis e analisar alguns pontos importantes. No nosso Blog você pode conhecer asprincipais técnicas artesanais.
Escolhendo a técnica
Escolher uma técnica artesanal para começar a produzir é uma tarefa muito importante, pois esse vai ser o “norte” do seu negócio e tudo vai girar em cima dessa escolha! Por isso separei esses pontos que são muito importantes levar em consideração antes de tomar essa decisão:
– Habilidade e familiaridade: O fator mais importante para quem vai produzir artesanalmente é saber fazer o produto. Quanto mais experiência você tiver e melhor você for em fazer aquilo, mais facilidade você terá para ter sucesso nesse negócio.
Se você ainda não domina nenhuma técnica artesanal, o ponto de partida é aprender! Sim, o melhor investimento que existe é investir em conhecimento. Escolha a técnica que mais lhe agrada, pesquise sobre ela, faça um curso se possível.
– Investimento inicial: Um ponto crucial que você deve levar em consideração, antes de entrar de cabeça em alguma técnica artesanal, é fazer um levantamento de quanto você precisa investir para produzir o determinado produto. Por exemplo, quais ferramentas precisa comprar para realizar o trabalho, o custo das matérias primas para produzir. Quanto você precisa ter de dinheiro para conseguir fazer a sua primeira produção? Alguns artesanatos são mais baratos para produzir, enquanto outros, demandam mais investimento inicial. Procure começar por algo que esteja dentro da sua realidade.
– Tempo de execução: Alguns produtos são mais rápidos de produzir do que outros, dependendo do que você for produzir, pode levar minutos ou dias para fazer. Sabendo essas informações você conseguirá saber qual sua capacidade de produção, por exemplo, quantos itens de determinado produto você consegue fazer em 1 mês por exemplo. E com base nessa informação, você vai conseguir calcular o preço médio de quanto você precisa cobrar por esse trabalho.
– Aceitação do público: A parte de aceitação é referente ao quanto determinado produto tem sido procurado, se é um produto que vende bem e tem muita gente querendo comprar. E podemos fazer isso analisando alguns dados do mercado através de ferramentas, como por exemplo google trends (que mostras as pesquisas no google sobre determinado assunto) ou as métricas do mercado livre que também mostra a quantidade de vendas de determinado produto. Dessa forma você consegue ter uma base se o produto que pretende vender tem um certo fluxo de vendas.
Conheça as técnicas artesanais
Escolha estratégica
Com base em todos esse critérios você consegue de maneira estratégica, saber quais seus custos iniciais para cada técnica artesanal, quais são os produtos mais viáveis, dentro da sua realidade, para você começar a produzir e vender.
Esse levantamento inicial vai ajudar a calcular com maior precisão o seu investimento inicial, a faixa de preço que seu produto deve ter para compensar o investimento, além do tempo que vai levar para produzir cada item.
Mas se o objetivo é iniciar um novo negócio e viver disso, o mais importante é fazer algo que você gosta! Procure pelo que seja mais prazeroso de fazer, pois assim você terá mais motivação para persistir e produzir .
Esse artigo trás uma breve ajuda na sua jornada para começar a produzir e vender artesanatos na internet. Porém lembre-se, investir em conhecimento é o melhor investimento que existe. Se você está mesmo cogitando iniciar no ramo dos artesanatos
Definição de Portfólio
Se você não quer perder dinheiro, gastando com coisas muitas vezes desnecessárias e pretende começar seu empreendimento da maneira correta, tenho o treinamento certo para isso, com quem entende do assunto e se dedica a isso.
Faça a gestão de todo seu leque de produtos. Saiba como comunicar para o público do que se trata o seu negócio. Será que realmente é preciso definir o portfólio?
Adquira sem medo, se em até 7 dias você não estiver satisfeita com o conteúdo, devolvemos seu dinheiro de volta com apenas um clique.