O que são canais de venda na internet?
Basicamente canal de venda é o “local” na internet onde você vai anunciar e vender seu artesanato.
Existem 3 tipos mais comuns de canais de venda onde você pode anunciar seus produtos artesanais na internet, são eles, as lojas virtuais, os marketplaces e as redes sociais.
Cada um deles tem suas características próprias.Vamos ver cada um para identificar qual se encaixa melhor para o seu caso.
Mas antes de escolher seus canais de vendas, você vai precisar de um método de pagamento, uma conta para receber os pagamentos e realizar as vendas.
Método de pagamento
O método de pagamento é o meio pelo qual você vai receber por suas vendas na internet. Existem alguns bancos que estão mais integrados com as vendas online, que é o caso do PagBank.
Aqui vamos indicar o PagBank, porque é um banco digital bastante confiável, onde facilmente você pode se cadastrar e criar uma conta, de forma gratuita com apenas alguns cliques.
Essa conta vai permitir que você ofereça opções de pagamento em sua loja, como cartão de débito ou crédito, pagamento no boleto e opções de parcelamento.
Além disso o PagBank é um banco completo e também disponibiliza cartão de crédito internacional grátis, sistema de PIX, pagamento de contas por aplicativo, e seu dinheiro rende 61% mais que uma poupança convencional.
Canais de Venda
Loja Virtual
A média mensal de acessos em lojas virtuais no Brasil em 2021 foi de 1,75 bilhões de acessos e a tendência é aumentar para 2022. Se você deseja vender na internet, você precisa ter canais de venda na internet e a Loja Virtual é um deles. Mas afinal o que é uma loja virtual?
A loja virtual é um site onde você oferece opções para o cliente comprar seu produto diretamente por lá, conhecido como e-commerce, seria equivalente ter um “ponto comercial” próprio na internet, ou seja nessa loja apareceria somente informações sobre sua marca e seus produtos, opções de pagamento e envio .
Loja Integrada
Você mesmo pode fazer uma loja virtual, através de plataformas,como por exemplo aloja integrada,que te permite criar uma loja de forma descomplicada e gratuita, apenas fazendo um cadastro e configurando as informações.
A Loja Integrada, como o nome mesmo diz, foi criada para se integrar com outras plataformas, redes sociais e outros mecanismos de busca, como por exemplo o google shoping.
Entre todas as plataformas de ecommerce do Brasil, o Google escolheu a loja integrada pra fazer parcerias diretamente na plataforma. É hoje a melhor opção para criar uma loja virtual sem pagar nada! Pois é a única que oferece um plano gratuito por tempo ilimitado. Vale a pena criar uma conta nessa plataforma!
Nuvem Shop
A Nuvemshop é uma outra excelente opção para criar sua loja virtual, ela conta com opções de planos mensais, sendo o mais em conta R$49,90 por mês.
A Nuvemshop apesar de não ter um plano gratuito, ela tem muitas vantagens que fazem a plataforma valer a pena.
Como a praticidade de criar uma loja personalizada em poucos minutos e soluções de automatização e gerenciamento de produtos e integrações com outras plataformas.
Vale a pena conferir, são mais de 90mil lojas ativas na plataforma, e tem muita gente que gosta e não troca. Clique aqui para criar sua Loja de maneira descomplicada
Marketplace
O marketplace em uma comparação com as lojas físicas, seria equivalente a ter uma loja dentro de um shopping. Você cria sua loja e anuncia seus produtos dentro de uma plataforma com vários outros vendedores, clientes e produtos.
Trago dois exemplos de marketplace, que vou indicar para vender seus produtos artesanais, são eles;Mercado Livre e o Elo7.
Em qualquer uma dessas plataformas, de forma simples, você pode se cadastrar e anunciar os seus produtos. Você também pode fazer uma integração do marketplace com sua loja virtual e escalar suas vendas.
Mercado Livre
O Mercado Livre é considerado o maior marketplace da América Latina. Lá é possível encontrar de tudo. Milhões de vendedores utilizam a plataforma em diversos países. O que torna esse marketplace uma opção bastante confiável. Para anunciar no Mercado Livre é gratuito, porém você paga uma porcentagem por suas vendas.
Elo7
É um marketplace especializado em produtos feitos à mão ou sob encomenda, então os clientes que se interessam por artigos artesanais costumam fazer buscas diretamente pela plataforma do Elo7.
Dessa maneira o fluxo de cliente procurando produtos artesanais é muito grande e a chance de fazer vendas também.
Pelo Elo7, é possível criar o seu perfil de vendedor e cadastrar os produtos que você deseja ofertar sem custo inicial ou mensal, você só paga se vender. Para isso, as tarifas cobradas do artesão variam de acordo com o plano de exposição escolhido, sendo 12% para a modalidade clássica e 18% para a plus, que garante prioridade nas buscas e no marketing do Elo7.
Tem muito artesão que vive exclusivamente das vendas dessa poderosa plataforma. É possível realizar muitas vendas pelo Elo7 aplicando a técnica correta! Existe um treinamento bastante completo, clique aqui para saber mais
Redes Sociais
As redes sociais não são especificamente canais de vendas, porem cada vez mais, elas possuem recursos poderosos para anunciar e viabilizar vendas por suas plataformas.
Através das redes sociais, você consegue se conectar com um grande número de pessoas, divulgar seu trabalho e o mais importante, gerar tráfego para sua loja.
O que é tráfego?
Basicamente tráfego é o fluxo de pessoas que acessam seu site ou sua loja. Ter um canal de venda não significa que milhares de pessoas vão automaticamente entrar na sua loja e sair comprando. Principalmente se seu canal de venda for uma loja virtual.
Quando você trabalha com uma loja virtual, é necessário criar uma fonte de tráfego, que pode ser paga (tráfego pago), através de anúncios do google ads, facebook ads, youtube ads e por ai vai.
Ou você pode gerar tráfego orgânico (gratuito), e uma das principais formas de gerar o tráfego orgânico é através das redes sociais, divulgando videos e conteúdo sobre seus produtos, sua produção e sua marca.
Ter uma rede social associada a uma loja virtual ou marketplace é essencial para aumentar suas vendas e seu reconhecimento de marca.
É possível vender muito e viver unica e exclusivamente das vendas por sua rede social, para isso é necessário entender como funciona o algorítimo da rede social escolhida e seguir uma boa estratégia.
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