Como vender artesanatos na internet
Todo artesão sabe que vender artesanatos na internet, pode não ser uma tarefa muito fácil, principalmente se você for novato no assunto.
De alguns anos para cá, com a popularização da internet e dos smartphones, as vendas pela internet tiveram um crescimento muito grande, e atualmente impulsionados ainda mais pelo isolamento social, as vendas pela internet nunca estiveram tão fortes!
O comercio online se tornou uma nova realidade para quem depende das vendas para viver.
1. Definir Produtos
O primeiro ponto importante, tanto para quem pretende começar a produzir, como para quem já é artesão e deseja vender artesanatos na internet, é definir bem seu mix de produtos. Definir quais opções de produtos você pretende produzir e vender pela internet.
Se você já domina alguma técnica artesanal, fica mais fácil escolher seu mix de produtos. Para isso é importante levar em consideração alguns fatores, como variações, custo de produção, tempo de execução, aceitação do publico, facilidade ou dificuldades para produzir o determinado produto.
Desse modo você consegue de maneira estratégica, saber quais seus custos iniciais de cada produto e quais são mais viáveis para produzir e vender.
Se você ainda não escolheu qual produto artesanal deseja começar a produzir, criamos um guia detalhado com diversos tipos e técnicas de produtos artesanais, Clique aqui para ver!
2. Defina um Canal de Venda
O próximo passo é o artesão escolher quais serão seus canais de vendas, é possível trabalhar com mais de um canal ao mesmo tempo. Vamos falar sobre cada um deles.
Mas o que é canal de vendas? É o “local” na internet onde você vai anunciar e vender seu artesanato na internet.
Existem 3 tipos mais comuns de canais onde você pode vender pela internet, são eles, as lojas virtuais, marketplaces e as redes sociais. Cada um deles tem suas características próprias.Vamos ver cada um para identificar qual se encaixa melhor para o seu caso.
Vamos abordar algumas opções gratuitas e opções pagas, e analisar quais vantagens e desvantagens de cada. Após esse levantamento ficará mais fácil decidir por onde começar.
2. Marketplaces
O marketplace em uma comparação com as lojas físicas, seria equivalente a ter uma loja dentro de um shopping. Você cria sua loja e anuncia seus produtos dentro de uma plataforma com vários outros vendedores e produtos.
Alguns exemplos de marketplace seriam o Mercado Livre e o Elo7 . Em qualquer uma dessas plataformas, de forma simples, você pode vender artesanatos na internet, basta se cadastrar e anunciar os seus produtos. Clique no nome destacado para acessar o treinamento de cada plataforma.
Elo7
Além de ter seu próprio e-commerce para vender artesanatos, fazer a integração com um marketplace especializado no segmento pode te ajudar a escalar o negócio. Nesse sentido, uma opção bastante interessante é o site Elo7.
Por já ser conhecido por divulgar produtos feitos à mão ou sob encomenda, pessoas que se interessam por esses tipos de mercadoria costumam fazer buscas diretamente pela plataforma de venda de artesanato. Dessa maneira, a chance de ser encontrado por clientes mais propensos à conversão também cresce.
Por lá, é possível criar o seu perfil de vendedor e cadastrar os produtos que você deseja ofertar. Para isso, as tarifas cobradas do artesão variam de acordo com a exposição escolhida, sendo 12% para a modalidade clássica e 18% para a plus, que garante prioridade nas buscas e no marketing do Elo7.
Mercado Livre
Outra opção de marketplace — desta vez, não tão nichado — é o Mercado Livre. Considerado como um dos maiores shoppings online da América Latina, a empresa viu seu faturamento crescer 185% com a pandemia do coronavírus. Isso representa uma oportunidade de ouro para divulgar seus artesanatos.
Como a concorrência nessa plataforma também pode ser grande, é importante que você ofereça diferenciais para convencer o cliente a comprar da sua loja. Algumas dicas são apostar em um preço competitivo e ofertar produtos únicos e diferenciados.
Assim como a opção anterior, as tarifas também variam de acordo com o produto anunciado e o grau de exposição. Mas, para os pedidos abaixo de R$ 79, existe uma taxa fixa de R$ 5.
Vantagens: A principal vantagem do marketplace é que ele ja possui um tráfego próprio, ou seja, possui um fluxo de pessoas que acessam a sua plataforma diariamente a procura de produtos para comprar. Ideal para quem está começando e não possui dinheiro para investir em e-commerce próprio, anúncios e estratégias de marketing.
3. Divulgue em Redes Sociais
Entrando no universo das redes sociais, o Facebook também se torna um excelente canal para vender artesanatos na internet. As vantagens são muitas, a começar pela isenção de qualquer custo ou taxa na hora de cadastrar os itens que você vai vender.
Dentro do Facebook você pode criar postagens no seu perfil, criar uma página para sua marca onde você vai postar seus produtos, pode participar de grupos com temas relacionados aos produtos que você vende, pode criar seu próprio grupo ou até mesmo pode cadastrar seus produtos no Marketplace do Facebook.
Outros benefícios são a possibilidade de integrar a página no Facebook com a sua loja virtual e a criação anúncios e publicações patrocinadas dentro da própria rede social, aumentando, assim, a exposição dos seus produtos.
O Instagram é uma das redes sociais que mais cresce no Brasil e no mundo e, por isso, torna-se também uma excelente vitrine para divulgar os trabalhos e vender artesanatos na internet.
Além de ser uma plataforma totalmente visual — na qual você pode explorar diferentes ângulos e conteúdos sobre os seus produtos —, assim como no Facebook, também é possível criar anúncios patrocinados.
Se você não tem uma loja virtual, toda a negociação de envio e entrega dos produtos poderá ser feita pelo próprio direct do aplicativo. Mas, se você já tem um e-commerce, poderá utilizar o Instagram Shopping integrado com o seu site. Assim, o usuário tem acesso ao seu catálogo de produtos por ali e, na hora de comprar, é direcionado para a sua loja.
Da mesma forma que o Instagram, o Pinterest também é uma maneira de vender artesanato pela internet. A rede social é totalmente focada no visual e te dá a oportunidade de explorar o uso das fotos dos seus produtos, em diversos ângulos e cenários. Por ser uma plataforma na qual as pessoas navegam buscando por inspirações, é uma ótima pedida para divulgar trabalhos manuais e artesanais.
Além disso, a novidade é que, com o Pinterest Ads, também é possível criar anúncios pagos, alcançar mais usuários e conquistar vendas dentro do aplicativo.
4. Tenha um planejamento de marketing digital
Seja qual for a ferramenta escolhida para vender artesanato na internet, é essencial ter uma estratégia de marketing digital bem consolidada. Isso vai garantir que você esteja explorando os melhores canais para divulgar a sua marca e os seus produtos.
Nossa dica é apostar no marketing de conteúdo, utilizando técnicas de SEO para ganhar posicionamento nos mecanismos de busca, como o Google. Além disso, ter um gerenciamento efetivo das suas redes sociais, garante que você esteja mais próximo do seu público, aumentando o alcance e o engajamento das suas publicações.
O planejamento de posts patrocinados — em plataformas como Facebook, Instagram e Pinterest, por exemplo — também faz parte de uma estratégia de marketing digital.
5. Tire fotos atrativas dos seus produtos
Com certeza você já ouviu dizer que “uma imagem vale mais do que mil palavras”, certo? Mas a verdade é que uma boa imagem pode valer muito mais do que qualquer outro argumento de venda. Então, invista na produção de fotos dos seus artesanatos.
E isso não quer dizer que você precise contratar um fotógrafo profissional. Com o seu próprio smartphone é possível tirar fotos incríveis. Nossa dica, então, é se atentar à iluminação, aos ângulos clicados e à edição das imagens.
6. Crie descrições detalhadas
Pelo fato de não poder tocar ou ver o produto fisicamente, comprar pela internet ainda gera desconfiança em muitas pessoas. Pensando nisso, caprichar na descrição — seja vendendo produtos pela loja virtual própria ou pelas redes sociais — transmite mais confiança ao seu cliente.
No caso de artesanatos, busque dar detalhes, como diferenciais, cores e todas as dimensões de cada peça. Lembre-se de também adaptar a linguagem ao público-alvo que você pretende atingir.
Outra dica é aproveitar o espaço destinado à descrição para listar os principais benefícios do produto, agregando mais valor a ele.
7. Ofereça diferentes métodos de pagamento e envio
Como qualquer venda feita pela internet, oferecer diferentes métodos de pagamento e envio é uma boa opção para que o cliente sinta que tem o poder de escolha ao comprar determinado item.
Cartão de crédito, boleto bancário, transferência e Pix são modalidades de pagamento com diferentes características. Vale analisar cada uma delas e buscar o equilíbrio para disponibilizar opções que também sejam boas para você como lojista.
Quanto aos métodos de envio, o ideal é oferecer, pelo menos, duas opções: uma mais rápida — e, consequentemente, mais cara — e outra um pouco mais demorada — que tenha o valor em conta.
8. Invista em embalagens personalizadas
Ao receber uma encomenda comprada pela internet, é bem provável que a expectativa do seu cliente esteja lá no alto. Imagine, então, a felicidade dele se você puder surpreendê-lo já com a embalagem?
Produtos artesanais costumam transmitir uma sensação de cuidado e personalidade. Por isso, caprichar na embalagem pode deixar o seu consumidor ainda mais satisfeito com a compra que ele fez.
Tenha em mente que, nesse caso, os detalhes fazem toda a diferença. Você pode, por exemplo, imprimir um carimbo personalizado com o logo da sua marca. Ou, então, enviar um cartãozinho com uma mensagem carinhosa ao cliente. Esse é o momento de abusar da sua criatividade.