Bordado

Academia do bordado livre curso de bordado livre

O bordado é uma técnica extremamente antiga, derivada da costura, onde consiste em se criar desenhos, ornamentos e figuras em tecido, utilizando para este fim, diversos tipos de ferramentas, como agulhas, fios de algodão, seda, lã, linho, fios de metal, entre outros, de maneira que os fios formem o desenho no tecido.

Origem

O bordado é muito provavelmente derivado da costura, que por sua vez iniciou-se nos primórdios da história humana. Antes do surgimento da industria têxtil, as pessoas faziam costuravam suas roupas de maneira artesanal, usando linha e agulha. Com a evolução da técnica de costura, surgiu o interesse em se decorar as peças de roupa.

A partir do início, os desenhos e padrões bordados foram conquistando seu espaço, em certos períodos da nossa história o bordado era percebido como um símbolo de status e diferenciação social, pois antes da industrialização têxtil, o trabalho artesanal de bordar em tecido era muito valorizado e somente os mais abastados e poderosos tinham acesso a tal trabalho.

Os Bordados e as mulheres

Em muitos momentos de nossa história, o papel das mulheres na sociedade foi algo limitado em diversos sentidos, sem acesso ao mercado de trabalho em muitos os casos sua rotina se limitava aos trabalhos domésticos, desse modo o trabalho do bordado acabou se tornando um conhecimento valioso e quase exclusivo entre as mulheres. Desse modo a história dessa técnica está intimamente ligado a história das mulheres na sociedade.

Atualmente

O bordado contemporâneo não é mais uma exclusividade do universo feminino, atualmente é amplamente amplamente difundido o trabalho do bordado e divide-se em duas vertentes, o manual e a máquina.

Nesse blog abordaremos principalmente o manual, artesanal, que além de seu valor decorativo que se mantém em alta até os dias de hoje, conquistou também espaço como trabalho artístico e autoral, sendo explorado em diferentes técnicas como ferramenta de expressão e criação.

Dá para ganhar dinheiro?

A resposta é sim, é possível produzir e comercializar seus bordados e pode ser um ótimo negócio, pois além de você conseguir produzir no conforto do seu lar, não precisa de grande investimento para iniciar. Os preços de um trabalho desse podem variar de R$35 a mais de R$500, o valor vai variar de acordo com cada trabalho e cada artesão.

Dentro desse ramo artesanal, existem algumas opções para quem quer trabalhar com isso, como atuar em uma vertente mais artística, produzindo os bordados como um trabalho de arte, outra opção é na área de moda e customização, dando novo significado para peças de roupas e acessórios, agregando valor e comercializando essas peças. Também é possível trabalhar com o bordado personalizado por encomenda, personalizando roupas, mesa e banho de acordo com o pedido do cliente.

Os tipos

Atualmente temos algumas técnicas mais conhecidas de bordado manual, cada uma tem sua característica e técnica própria. Vejamos os tipos mais conhecidos

Bordado Livre

É a técnica mais livre e simples do bordado manual, nela é possível que o trabalho seja feito em diferentes tipos de tecidos, como diretamente em camisetas, jeans, ecobags e bastidores, usando apenas uma agulha. sem a necessidade de seguir grandes regras e técnicnas.

Ponto Cruz

É uma técnica popular em fios contados, na qual os pontos são feitos em um tecido Aida, que é um tecido de trama aberta e uniforme, e os pontos são feitos em forma de cruz (x) para compor o desenho. Deixando um aspecto mais quadriculado ao desenho.

Vagonite

Ou ponto vagonite é uma técnica simples e versátil, super uniforme e livre de arremates, conhecida pelo avesso perfeito. Os desenhos são feitos em formatos geométricos e alinhados.

O Vagonite pode ser aplicado em locais variados para diversas utilidades. É comum ver o Vagonite em panos de prato, barras de toalha, toalhas de mesa, roupas de cama e entre outras peças de decoração.

Russo

Ou ponto Russo é uma técnica de bordado com relevo com um efeito 3D próprio da técnica, ele é feito com uma agulha especial para essa técnica. esse tipo de bordado pode ser aplicado em diversos tecidos e permite-se realizar muitas opções de desenhos.

em pedraria

Como o nome sugere, essa técnica manual consiste em bordar usando pedras ou contas, prendendo as contas no tecido de maneira planejada, criando desenhos, texturas e padrões. Essa técnica é muito vista em vestidos de noivas, peças de vestuário e decoração.

com fitas

Essa técnica é umaforma mais livrecom o uso de fitas. Essa técnica permite criar diferentes combinações de cores e formas. É possível trabalhar as fitas trançadas, fazer botões de flores,e o acabamento fica extremamente delicado, pode ser aplicado em caminhos de mesa, toalhas, fraldas. Fácil de ser feito e com uma ótima aceitação, vende muito bem.

com Pintura

Essa técnica é uma combinação de pintura com outras técnicas de bordados, de modo que você pode pintar a área do tecido que receberá o bordado, possibilitando novos efeitos e resultados.

com relevo

Nessa técnica é adicionado um “enchimento” por baixo da área bordada, esse enchimento pode ser de tecido ou feltro. Dessa maneira as áreas bordadas ficam com relevo e volume. Usada em trabalhos decorativos e artísticos.

Needle painting

Na tradução do inglês, seria como “pintando com agulha”, nessa técnica trabalha-se a técnica como um instrumento para pintar imagens, utilizando fios de diversas cores e composições mais elaboradas, trazendo uma característica mais realista nas imagens bordadas.

Quais materiais para começar a bordar?

Agulha

A ferramenta principal para quem vai bordar é a agulha. Existem muitos tipos e tamanhos de agulhas diferentes, algumas técnicas exigem uma agulha específica, mas para a maioria das técnicas básicas você vai usar agulhas mais comuns, conhecidas como agulhas de bordado.

Linhas

Existem linhas específicas para bordar. A mais comum é de algodão para bordar (conhecida como linha DMC Mouliné), essa linha vem com seis fios.

Outra linhamuito utilizada no bordado é ofio perlé de algodão, tem como característica um acabamento brilhante e polido. É encontrado em várias espessuras.

Além das linhas mais comuns, você também pode bordar com lã, seda, fios com acabamento metálico. As linhas e fios podem ser encontrados em lojas de materiais para bordado, existe uma grande variedade de materiais e cores.

Bastidor

O que é bastidor? nada mais é que uma moldura, que prende e tensiona (deixa esticado) o tecido, facilitando o processo de bordar, se você estiver iniciando indicamos o uso dos bastidores para bordar.

O bastidor além de ser uma ferramenta que auxilia no processo do bordado manual, ele também funciona como uma moldura, sendo exposto e vendido junto com o bordado em bastidor.

Tecido

Basicamente o trabalho pode ser feito em qualquer tecido, porém alguns tecidos são mais fáceis de realizar o bordado. Para quem está iniciando, indicamos os tecidos de algodão e outras fibras naturais, pois suas tramas são firmes e não muito fechadas.

Ja para o ponto Cruz o tecido mais usado é o Aida ou quadrillé.

Cursos de Bordado Livre

O curso Academia do Bordado Livre é um curso 100% online que vai te ensinar do básico ao avançado tudo sobre essa arte.

Você vai aprender as principais técnicas para se tornar uma verdadeira profissional e fazer bordados que vão deixar seus clientes e familiares impressionados mesmo que tenha ZERO experiência na área.

Domine os Pontos mais comuns, diferenciados, técnica de aquarela, como calcular o valor do seu bordado e muito, muito mais!

Artigos relacionados

A historia do Bordado no mundo.

Conheça um pouco sobre a historia do bordado,
seus primeiros registros na história e sua trajetória até os tempos atuais.